domingo, 20 de julho de 2008

SEMI-ÁRIDO

AS GRANDEZAS DO SERTÃO
Manoel Camilo dos Santos

(...) Sertão terra de encanto de amor, paz e alegria de ar brando e mais tocante brisa mansa, leve e fria onde a natureza em tudo inspira mais poesia.

Lá os dias são mais alegres as noites mais agradáveis o sol é purificante as chuvas são mais saudáveis deslumbra a alma poética o belo cantar das aves (...)

(...) As tardes lá são tão belas e chama tanta atenção que embrandece de momento o mais duro coração não pode contar do mundo quem nunca foi ao sertão. (...)

(...) com a chegada da chuva os passarinhos em folia parece se reunirem para festejarem o dia é uma orquestra sublime festa de mais poesia. (...)

(...) E depois vê-se nos campos os vaqueiros encourados tangendo um aboio saudoso dando a conhecer aos gados que compareçam a revista como que sejam soldados. (...)

(...) Um inverno bem constante dois trovões fortes em janeiro três chuva das em fevereiro quatro em março por diante cinco açudes de vazante seis roçados de algodão sete armazéns de feijão oito de milho e arroz nove cercados de bois dez grandezas do sertão. (...)

Nenhum comentário: