segunda-feira, 28 de julho de 2008
AMARO EM AÇÃO
quinta-feira, 24 de julho de 2008
JORNAL MURAL
AMARO TAMBÉM É CULTURA
COMUNIDADE QUILOMBOLA DE GAMELEIRA- SÃO TOMÉ -RN
segunda-feira, 21 de julho de 2008
CAATINGA
É o único bioma exclusivamente brasileiro , o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. A caatinga ocupa uma área de cerca de 750.000 km², cerca de 11% do território nacional englobando de forma contínua parte dos estados do Maranhão , Piauí , Ceará , Rio Grande do Norte , Paraíba , Pernambuco , Alagoas , Sergipe , Bahia e parte do Norte de Minas Gerais (Sudeste do Brasil ).
A vegetação da caatinga é adaptada às condições de aridez (xerófila). Quanto à flora , foram registradas até o momento cerca de 1000 espécies, estimando-se que haja um total de
SEMI-ÁRIDO & CULTURA
A FUNÇÃO DAS ÁRVORES NO SEMI-ÁRIDO
O PROJETO CISTERNAS PARA O SEMI-ÁRIDO
A FAUNA E A FLORA DO SEMI-ÁRIDO
domingo, 20 de julho de 2008
SEMI-ÁRIDO
AS GRANDEZAS DO SERTÃO
Manoel Camilo dos Santos
(...) Sertão terra de encanto de amor, paz e alegria de ar brando e mais tocante brisa mansa, leve e fria onde a natureza em tudo inspira mais poesia.
Lá os dias são mais alegres as noites mais agradáveis o sol é purificante as chuvas são mais saudáveis deslumbra a alma poética o belo cantar das aves (...)
(...) As tardes lá são tão belas e chama tanta atenção que embrandece de momento o mais duro coração não pode contar do mundo quem nunca foi ao sertão. (...)
(...) com a chegada da chuva os passarinhos em folia parece se reunirem para festejarem o dia é uma orquestra sublime festa de mais poesia. (...)
(...) E depois vê-se nos campos os vaqueiros encourados tangendo um aboio saudoso dando a conhecer aos gados que compareçam a revista como que sejam soldados. (...)
(...) Um inverno bem constante dois trovões fortes em janeiro três chuva das em fevereiro quatro em março por diante cinco açudes de vazante seis roçados de algodão sete armazéns de feijão oito de milho e arroz nove cercados de bois dez grandezas do sertão. (...)
quinta-feira, 17 de julho de 2008
CULTURA AFRICANA
- A capoeira que chegou na época da escravização e era utilizada na África como luta defensiva já que não tinham acesso a armas de fogo;
- O candomblé que também marca sua presença no Brasil, principalmente no território baiano onde os escravos antigamente eram desembarcados;
- A culinária recebeu grandes novidades africanas como o leite de coco, óleo de palmeira, azeite de dendê e até a feijoada, que se originou no período em que os escravos misturavam restos de carne para comerem.
ÍNDIOS, ÁFRICA E BRASIL: UM ELO DE HERANÇA ANCESTRAL.
SEMI-ÁRIDO
A professora Elândia trabalhou o tema Cadê a Terra e a Vegetação do Semi-árido uma das atividades foi aula de campo, na qual teve um contato bem de perto com a vegetação e os animais típicos da região, ressaltou a importância de se preserver esse Bioma que é só nosso e não existe em nenhuma outra parte.