segunda-feira, 28 de julho de 2008

Stander Amaro em Ação










AMARO EM AÇÃO

No dia 25/07 a EscolaEstadual Amaro Cavalcanti realizou a culminância dos trabalhos propostos pelo o Selo unicef. O projetos Ìndio, Àfrica e Brasil:Um elo de herança ancestral trabalhou diversos temas em sala de aula, buscando resgatar a cultura indígena e africana local. Na culminâcia foi apresentado uma peça teatral valorizando a cultura indígena e africana presente no nosso dia-a-dia. Foi também realizado uma apresentação de capoeira pelos alunos da professora Maria de Jesus.Todos estão de parabéns pelo trabalho realizado.












quinta-feira, 24 de julho de 2008

SEMINÁRIOS SOBRE O SEMI-ÁRIDO






JORNAL MURAL


A turma do 2º ano "D" está de parabéns pelo bélissimo jornal mural que confeccionou para ser apresentado, ao SELO UNICEF. O tema contemplado foi o Semi-árido, a professora orientadora foi SUZANA (professora de Geografia)

AMARO TAMBÉM É CULTURA

Teatro apresentado pelo alunos do 9º ano (com a orientação da professora Eriane), representando o processo de reconhecimento da comunidade Quilombola de Gameleira- São Tomé - RN



COMUNIDADE QUILOMBOLA DE GAMELEIRA- SÃO TOMÉ -RN






A professora Maria de Jesus visitou uma comunidade remanescente de quilombola em nosso município e resgatou um pouco da história dos descendentes de quilombo.entre as fotos está a cabeça do boi, apresentação floclórica de seus antepassados.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

CAATINGA

É o único bioma exclusivamente brasileiro , o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. A caatinga ocupa uma área de cerca de 750.000 km², cerca de 11% do território nacional englobando de forma contínua parte dos estados do Maranhão , Piauí , Ceará , Rio Grande do Norte , Paraíba , Pernambuco , Alagoas , Sergipe , Bahia e parte do Norte de Minas Gerais (Sudeste do Brasil ).

A vegetação da caatinga é adaptada às condições de aridez (xerófila). Quanto à flora , foram registradas até o momento cerca de 1000 espécies, estimando-se que haja um total de 2000 a 3000 plantas. Com relação à fauna , esta é depauperada, com baixas densidades de indivíduos e poucas espécies endêmicas. Apesar da pequena densidade e do pouco endemismo, já foram identificadas 17 espécies de anfíbios , 44 de répteis , 695 de aves e 120 de mamíferos , pouco se conhecendo em relação aos invertebrados . Descrições de novas espécies vêm sendo registradas, indicando um conhecimento botânico e zoológico bastante precário deste ecossistema , que segundo os pesquisadores é considerado o menos conhecido e estudado dos ecossistemas brasileiros.

SEMI-ÁRIDO & CULTURA


Os alunos da Professora Rosinete representarama fauna e a flora do Semi-árido através de desenhos, no momento foi feito uma ponte com a cultura indígena e foi mostrado o nome de algumas árvores e animais de origem Tupi-Guarani

A FUNÇÃO DAS ÁRVORES NO SEMI-ÁRIDO



O grupo de alunos do 2º "A" mostrou a importância das árvores(o caule, as folhas, a casca, a raiz, a sombra, o caule) e citou como exemplo o cajueiro, árvore adptada ao clima Semi-árido

O PROJETO CISTERNAS PARA O SEMI-ÁRIDO



O aluno Jean do 2º ano "A", morador da zona rural mostrou a importância das cisternas para a população local, apresentou também um relatório com o número de cisternas construidas no munícipio

A FAUNA E A FLORA DO SEMI-ÁRIDO




Os alunos do 1º ano "A" mostraram os vários tipos de animais e vegetais que compõem o rico bioma da Caatinga.

domingo, 20 de julho de 2008

SÃO TOMÉ -RN





A FAUNA E A FLORA DE SÃO TOMÉ(SEMI-ÁRIDO)





SEMI-ÁRIDO

AS GRANDEZAS DO SERTÃO
Manoel Camilo dos Santos

(...) Sertão terra de encanto de amor, paz e alegria de ar brando e mais tocante brisa mansa, leve e fria onde a natureza em tudo inspira mais poesia.

Lá os dias são mais alegres as noites mais agradáveis o sol é purificante as chuvas são mais saudáveis deslumbra a alma poética o belo cantar das aves (...)

(...) As tardes lá são tão belas e chama tanta atenção que embrandece de momento o mais duro coração não pode contar do mundo quem nunca foi ao sertão. (...)

(...) com a chegada da chuva os passarinhos em folia parece se reunirem para festejarem o dia é uma orquestra sublime festa de mais poesia. (...)

(...) E depois vê-se nos campos os vaqueiros encourados tangendo um aboio saudoso dando a conhecer aos gados que compareçam a revista como que sejam soldados. (...)

(...) Um inverno bem constante dois trovões fortes em janeiro três chuva das em fevereiro quatro em março por diante cinco açudes de vazante seis roçados de algodão sete armazéns de feijão oito de milho e arroz nove cercados de bois dez grandezas do sertão. (...)

quinta-feira, 17 de julho de 2008

CULTURA AFRICANA

A África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira. Podem-se perceber grandes diferenças em suas raças, origens, costumes, religiões e outros. Os africanos prezam muito a moral e acreditam até que esta é bem semelhante à religião. Acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte, etc. Não utilizavam textos e nem imagens para se basearem, mas faziam seus ritos a partir do conhecimento repassado através de gerações antigas. Seus ritos eram realizados em locais determinados com orações comunitárias, danças e cantos que podem ser divididos em: momentos importantes da vida, integração dos seres vivos e para a passagem da vida para a morte. Na economia, trabalhavam principalmente na agricultura, mas também se dedicavam à criação de animais e de instrumentos artesanais. Sua influência na formação do povo brasileiro é vista até os dias atuais. Apesar do primeiro contato africano com os brasileiros não ter sido satisfatório, estes transmitiram vários costumes como:
- A capoeira que chegou na época da escravização e era utilizada na África como luta defensiva já que não tinham acesso a armas de fogo;
- O candomblé que também marca sua presença no Brasil, principalmente no território baiano onde os escravos antigamente eram desembarcados;
- A culinária recebeu grandes novidades africanas como o leite de coco, óleo de palmeira, azeite de dendê e até a feijoada, que se originou no período em que os escravos misturavam restos de carne para comerem.

ÍNDIOS, ÁFRICA E BRASIL: UM ELO DE HERANÇA ANCESTRAL.



O Amaro também trabalha cultura.
A professora Rosinete juntamente com seus alunos confeccionou um painel mostrando a diversidade de comidas e artesanatos presente no nosso dia a dia, e que foram herdados das etnías indígenas e africanas.

SEMI-ÁRIDO





A professora Elândia trabalhou o tema Cadê a Terra e a Vegetação do Semi-árido uma das atividades foi aula de campo, na qual teve um contato bem de perto com a vegetação e os animais típicos da região, ressaltou a importância de se preserver esse Bioma que é só nosso e não existe em nenhuma outra parte.